VOCÊ SABIA QUE NEM TODOS OS AUTOMÓVEIS PERMITEM A INSTALAÇÃO DE ENGATES? - Bravo Carretas

VOCÊ SABIA QUE NEM TODOS OS AUTOMÓVEIS PERMITEM A INSTALAÇÃO DE ENGATES?

As regras do CONTRAN valem para veículos com até 3,5 mil kg de peso total bruto. Além disso, a permissão para usar o engate é definida pelo fabricante. Rebocar outro veículo, uma embarcação ou carretinha é uma tarefa que exige bastante do automóvel.
Seu torque e potência, por exemplo, precisam ser suficientes para puxar o reboque sem maiores problemas. E nada melhor do que o próprio fabricante para definir se existe essa possibilidade, uma vez que os desenvolvedores dos veículos preveem e testam todos os tipos de situação.
Há alguns casos de veículos que não precisam seguir todas as regras já mencionadas quanto às especificações do engate. Sendo assim, os veículos que já estavam em circulação na data da vigência da Resolução Nº 197/2006, e têm o engate original de fábrica, podem continuar a utilizá-lo, seja qual for o seu modelo, conforme estipula o inciso I do art. 6º da Resolução.
Já o inciso II determina que, também nos carros já em circulação, são permitidos os engates instalados, mesmo sem o selo do IINMETRO, desde que cumpram alguns requisitos. Esses requisitos são:
– Formato de esfera maciça;
– Tomada para conexão;
– Dispositivo para fixação da corrente de segurança;
– Ausência de superfícies cortantes e de dispositivos de iluminação.
AUTOMÓVEIS QUE NÃO PERMITEM REBOQUES
Com a nova geração de carros chegando no mercado, alguns já foram correndo adicionar o dispositivo, principalmente em carros zero para garantir uma maior proteção. No entanto, vários modelos não permitem o uso, confira a lista:
– Toyota Corolla (2015-2019);
– Chevrolet Onix Plus;
– Volkswagen Bora;
– Todos da Honda;
– Modelos Maserati;
– Modelos Ferrari.
Open chat
Solicitar um orçamento